quinta-feira, 2 de março de 2017

Laranja mecânica e o Condicionamento Clássico


Costumo ouvir/ler muitas críticas à Teoria Comportamental, ou Behaviorismo, proposta por Skinner, e posteriormente aprofundada por seguidores (as) como TCC - Terapia Comportamental Cognitiva.
Mutas das críticas estão baseadas na proposta do condicionamento clássico, descrita pelo famoso experimento de Pavlov, com o cachorro.

O filme "laranja mecânica" eternizou o experimento no imaginário popular, ao mostrar ao mesmo tempo a eficácia e o terror do tratamento baseado nessa concepção do condicionamento clássico.

Porém, gosto sempre de responder às críticas lembrando que seres humanos são muito mais complexos que cães salivando. Também, de que o condicionamento clássico de Pavlov, ficou lá, nos experimentos. Skinner partiu desse ponto para desenvolver outras teorias, (sobre condicionamento operante, tríplice contingência, etc). E, por fim, ressaltando que Skinner, ao descrever suas observações, experimentos, e defender suas teorias, sempre considerava os aspectos do ambiente (sócio-históricos, chamados por ele de contingências).
Portanto, críticas que o colocam essa teoria como o oposto do socioconstrutivismo, me parecem bastante infundadas.


Mais sobre condicionamento clássico, nesse link aqui,  que me despertou para essa reflexão.

Agradeço a audiência. 
E que venham as críticas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário