quarta-feira, 18 de março de 2015

Avaliação da Linguagem

Para avaliação neuropsicológica da Linguagem, um dos testes mais utilizados é o Boston Naming Test, que utiliza figuras de objetos para avaliar a capacidade de reconhecimento e nomeação.

É empregado em crianças com dificuldades de compreensão ou produção de palavras ou material verbal escrito.
Pode ser usado a partir dos 6 anos de idade.




Também são utilizados o Teste de Fluência verbal (FAS, do inglês Verbal Fluency):

“Vou dizer uma letra do alfabeto. Quero que você me fale quantas palavras puder que comecem com aquela letra. Diga o mais rápido possível. Por exemplo, se eu disser “B”você poderá falar “boi, batalha, bengala…” Não quero que use nomes próprios como Bruno ou Belém. Não fale também nomes com sufixos diferentes, como beijar, beijando. Alguma pergunta? Comece quando eu disser a letra. A primeira letra é “F”. Pode começar” (quando finalizada a ordem para iniciar comece a cronometrar)

Tempo: 1 minuto para cada letra. Procure dizer palavars de incentivo, como “muito bem”ao final de cada minuto. Se o examinado tender a parar antes do final do tempo encoraje-o. Se houver passa de 15 segundos repetir as instruções básicas e a letra. Realizar o mesmo procedimento com as letras “A” e “S”.

E outros testes de compreensão, como o Teste de Token, além de compreensão de textos, escrita e leitura.
A avaliação inclui, ainda, os seguintes tópicos:

  • Órgãos fonoarticulatórios, 
  • Hábitos orais
  • Desenvolvimento da linguagem.

Algumas particularidades precisam ser respeitadas e levadas em conta quando se avalia uma criança com lesão cerebral.
Cabe ao profissional ter clareza dos propósitos, conhecimentos, habilidade e adequação das técnicas e instrumentos de investigação a serem utilizados, como também ter conhecimento das possíveis alterações e limitações decorrentes da lesão cerebral, para que não sejam cometidos equívocos ao concluir-se a avaliação neuropsicológica.

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