terça-feira, 17 de março de 2015

WISC-III

O WISC-III é um instrumento clínico de administração individual para avaliar a capacidade intelectual de crianças e adolescentes (dos 6 aos 16 anos, 11meses e 30 dias).
É composta por 13 subtestes, cada um medindo um aspecto diferente da inteligência.
O desempenho nestes subtestes é resumido em 3 medidas: QIs Verbal, de Execução e Total.
Oferece ainda estimativas em 4 índices fatoriais: Compreensão Verbal, Organização Perceptual, Resistência à Distração e Velocidade de Processamento.

Exemplo: O subteste Cubos visa averiguar a capacidade de análise, síntese e planejamento de coordenadas vísuo-espaciais e a praxia construtiva.
Pede-se ao sujeito que reproduza, com cubos de faces coloridas, desenhos que lhe são mostrados. Para cada modelo é estipulado um prazo limite para execução.



Diversos subtestes da Escala de Inteligência Wechsler (WISC III e WPPSI) também auxiliam na investigação de disfunções frontais, tais como analogias, compreensão, códigos, etc

Embora o QI não seja uma medida para localizar disfunções cerebrais, o resultado de QI contribui para dar maiores informações sobre o nível geral de funcionamento do paciente e, assim, servir de referência para outras funções mais específicas, como memória, linguagem, etc.

Crianças com dificuldades motoras em geral são penalizadas neste teste, que não deve ser usado quando tal deficiência estiver presente.


Fontes:
YATES, D.B. e outros, Apresentação da Escala de Inteligência Wechsler abreviada (WASI), Resumos-XI Simpósio da ANPEPP, Aval. psicol. v.5 n.2 Porto Alegre dez. 2006.
CRUZ, M.B.Z, WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para crianças: Manual , Aval. psicol., v.4 n.2 Porto Alegre nov. 2005
 
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